sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aline Barros




Aline Kistenmacker Barros dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de outubro de 1976), mais conhecida como Aline Barros, é uma cantora de música gospel, compositora, apresentadora e empresária brasileira, ganhadora de 11 Troféus Talento, 5 Grammys Latinos, 1 Dove Awards e 1 Brazilian International Press Award. Também é pastora evangélica pela igreja Comunidade Evangélica Internacional Zona Sul, no Bairro Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Aline Barros é um nome de referência e expressão no segmento gospel. A cantora foi a primeira evangélica no Brasil a conquistar o Grammy Latino em 2004, tendo já sido indicada por cinco vezes consecutivas também foi vencedora em 2006, 2007 e 2011. Aos 35 anos, Aline possui 20 anos de carreira com 23 álbuns gravados, incluindo quatro em espanhol, cinco em português para o público infantil e um em espanhol, sete de carreira e algumas coletâneas além de onze DVDs. Mesclando Pop, Rock e Louvor & Adoração, a cantora atrai crianças, jovens e adultos com ritmos modernos e mensagens cristãs contextualizadas.



Filha de Ronaldo Barros e Sandra Barros, ambos pastores evangélicos com ministério na Comunidade da Vila da Penha (RJ), a pequena Aline desde muito cedo, com apenas 2 anos de idade, manifestou seu interesse pela música. Seus pais logo perceberem o talento musical da menina, que aos 9 anos, já acompanhava o pai e o Ministério de Louvor da Comunidade da Vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Pouco depois, Aline passou a fazer parte da equipe de louvor, participando de algumas gravações. E com 14 anos, Aline gravou a primeira canção solo "Tua Palavra", no CD da Comunidade (na época, do elenco da MK Music). O resultado foi: 45 dias na parada de sucessos das rádios evangélicas do Rio de Janeiro. Aos 16 anos, "Consagração" selou de vez o nome de Aline na música gospel. Sucesso em todo Brasil, ficou nove meses em primeiro lugar em execução nas rádios, além de ser cantada pelas igrejas de todo o país. A canção a fez conhecida e foi um marco para o louvor congregacional. Aos 18 anos, ela iniciou sua carreira solo com o álbum Sem Limites e não parou mais.
Em 1995, aos 18 anos, Aline grava o seu primeiro trabalho, "Sem Limites" pela gravadora Grape Vine , no mesmo ano, faz uma participação no disco de Xuxa na faixa Crer pra ver. Em janeiro de 1998, grava seu segundo CD, "Voz do Coração" e, em dezembro de 1998, lança um CD comemorativo com 4 faixas, intitulado Canções de Natal . Em outubro de 1999, Aline realiza um grande sonho: grava um CD só para o público infantil, chamado "Bom é ser criança". Em julho de 2000, lança uma coletânea intitulada "Millenium", produzido pela Indie Records e distribuído pela Universal Music, formando assim uma união entre três grandes gravadoras em torno de seu nome. E, em dezembro de 2000, lança o CD "O poder do teu Amor", outro grande sucesso. Em novembro de 2001, lança uma coletânea romântica, com título "Eterno Amor". Em dezembro do mesmo ano, lança "Mensagem de Paz", com Cid Moreira. Um novo trabalho infantil foi lançado em maio de 2002. "Bom é ser criança vol. 2" trazendo para as crianças ritmos de louvor diferentes até então, como country, baladas e dance musics.
Em dezembro de 2002, Aline Barros gravou seu primeiro (VHS) e DVD, no evento Jesus Vida Verão, realizado todos os anos na Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo (O público estimado naquela noite esteve próximo de 50 mil pessoas). Com 14 faixas, foram selecionadas as melhores canções de todos os seus CDs.
Em 2003, chega ao mercado o seu novo CD, intitulado "Fruto de Amor", que foi vencedor do Grammy Latino daquele ano na categoria Melhor Álbum de Música Cristã. Além disso, é disco de platina e foi o último álbum da cantora na AB Records.Aline Barros é uma Mezzo-soprano, apesar da cor de sua voz apresentar uma cor bem aguda sua projeção fica "restrita" a gama de registros médios. Após uma lesão nas pregas vocais ela trabalhou seu registro no grave para compensar sua perda de agudos. Barros declarou em entrevista: "De repente eu comecei a ficar rouca e já não conseguia atingir as notas mais altas, mais agudas, e não conseguia mais cantar, como antes, as músicas antigas. Segundo os médicos, havia uma fenda nas minhas cordas vocais, e só restavam 5% de toda minha capacidade vocal. A recomendação era que eu não cantasse por pelo menos três meses e mesmo assim o CD saiu. Esta foi uma experiência única que passei e representa a prova da fidelidade de Deus para com seus filhos."]Aline Barros foi a primeira cantora gospel ganhadora do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã, em língua portuguesa, com o disco "Fruto de Amor" lançado pela AB Records. "Fruto de Amor" foi gerado em meio a momentos especiais na vida de Aline, como a chegada do primeiro filho, Nicolas, e a notícia de que não poderia mais cantar, devido a um problema nas cordas vocais. Mas nem mesmo uma sentença como esta parou a cantora, que, direcionada por Deus, não se abalou pelas circunstâncias e gravou o álbum. A colheita deste ato de fé e ousadia, rendeu testemunhos como a restauração de sua voz e, agora, a conquista do Oscar da música latina. Foi em 2004 que Aline assina um contrato com a maior gravadora gospel da américa latina MK MuSIC.



Álbuns de carreira
Ano
1995Sem Limites
1998Voz do Coração
1999Sem Limites (Nova edição)
2000O poder do teu Amor
2003Fruto de Amor
2004Som de Adoradores
2007Caminho de Milagres
2011-Extraordinario amor de Deus
 Grammy Latino
  • 2004– Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Fruto de amor - (Vencedor)
  • 2005 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Som de Adoradores - (Indicado)
  • 2005 – Melhor Álbum de Música Cristã de língua espanhola – Aline - (Indicado)
  • 2006 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Aline Barros & Cia - (Vencedor)
  • 2007 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Caminho de Milagres Ao Vivo - (Vencedor)
  • 2008 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Aline Barros & Cia vol. 2 - (Indicado)
  • 2008 – Melhor álbum de música cristã de língua espanhola – Refréscate - (Indicado)
  • 2011 - Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa - Extraordinário Amor de Deus - (Vencedor)

 Troféu Talento

  • 1996 – Revelação feminina
  • 1998 – Cantora do Ano
  • 2002 – CD Infantil – Bom é ser criança vol. 2
  • 2004 – Melhor CD Pop – Fruto de amor
  • 2005 – Destaque 2004
  • 2006 – Projeto gráfico infantil – Aline Barros & Cia
  • 2006 – Álbum coletânea – 10 anos de louvor e adoração
  • 2007 – Desataque 2006
  • 2008 – Álbum ao vivo – Caminho de Milagres
  • 2008 – Cantora do ano
  • 2009 – Intérprete do ano

 Troféu Promessas

  • 2011 - Melhor música - Ressuscita-me (Indicado)
  • 2011 - Melhor DVD - Aline Barros na Estrada (Indicado)
  • 2011 - Melhor Clipe - Ressuscita-me (Indicado)
  • 2011 - Melhor CD - Extraordinário Amor de Deus (Indicado)
  • 2011 - Melhor Cantora (Venceu)

Troféu Imprensa

  • 1995 - Melhor Música Evangélica - Consagração
  • 1995 - Cantora Evangélica Revelação
  • 1998 - Melhor Música Evangélica - Corra para os braços do pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário